Afinações de Gaita

Major cross e outras afinações de gaita alternativas

A maioria dos tocadores de gaita, incluindo muitos dos melhores, simplesmente usa o a afinação padrão Richter, assim como saem da caixa. Por quê se preocupar com alterar a afinação? Existem vários motivos para usar gaitas com outra afinação, e a mais simples delas é que é mais fácil tocar as nossas músicas favoritas. Essa página escreve algumas afinações de gaita alternativas bastante usadas e por que elas são usadas.

Pat Missin tem um site abrangente sobre afinações diferentes. Brendan Power também fornece muitas informações úteis sobre afinações alternativas. Uma ótima forma de experimentar com afinações alternativas é ouvir Brendan tocando, principalmente a new irish e a tradish.

Antes de explorar afinações alternativas, você deveria primeiro ter um bom entendimento da afinação Richter. Depois tocar um pouco com a afinação Country, amplamente usada por Charlie McCoy. Somente uma nota é alterada, a nota aspirada no buraco 5, que fica um semitom acima. Ela é boa para a música country, porque permite um estilo mais harmônico na segunda posição. Gaitas de boca Hohner afinadas com essa escala estão disponíveis.

A afinação Paddy Richter foi desenvolvida por Brendan Power. Somente uma nota é alterada, a soprada no buraco 3, que fica um tom acima. Isso evita um bend esquisito para uma nota usada comumente quando tocada na primeira posição (a nota A quando tocando na primeira posição em uma gaita em C). A afinação Paddy Richter é particularmente boa para quem quer tocar músicas de bluegrass tradicionais e músicas irlandesas de rabeca.

Se você quer reafinar o seu próprio instrumento (o que eu recomendo), compre um kit de ferramentas, como o Hohner. A técnica, que geralmente é explicada no manual de instruções do kit, não é muito difícil. Porém, é melhor praticar em instrumentos velhos primeiro. E ainda, a Seydel vai produzir instrumentos para qualquer afinação desejada, o serviço pode ser organizado através do webite da empesa.

A afinação que eu uso para música de rabeca ( e em todo meu CD) é mostrada abaixo. Essa tabela mostra uma gaita em C, adaptada à minha afinação. Eu chamo isso de afinação Major Cross.

Afinação Major Cross

Buraco 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Sopro D F# A C E G C E G B
Aspiração E G B D F# A B D F# A



Para ver as alterações de notas com mais facilidade, a afinação padrão Richter para uma gaita em C é a seguinte:

Afinação “Richter” Padrão

Buraco 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Sopro C E G C E G C E G C
Aspiração D G B D F A B D F A



Eu chamo a minha afinação de Major Cross porque ela é feita para a segunda posição, por exemplo, ao usar uma gaita em C quando tocar uma música em G. Essa afinação é similar à do Lee Osker. E também, Pat Missin mostra uma afinação quase idêntica à minha, a única diferença está na nota superior.

O ponto chave da minha afinação é que você quase nunca faz bend em notas. Ao mesmo tempo que muito da beleza e característica do som da gaita de boca seja das notas em bend, elas se tornam difíceis quando tocadas em uma velocidade mais rápida. Porém, minha afinação permite mais de duas oitavas em escala maior na segunda posição, sem bends. Isso permite que a gaita seja tocada de forma mais rápida e com som mais limpo, o que facilita muitas músicas de rabeca, por exemplo Billy in the Lowground, do meu CD.

Existem outras três posições disponíveis com essa afinação. Que são:

1) Menor, iniciando no buraco de número 3 em sopro, por exemplo A menor para a afinação de gaita de boca mostrada acima. Você precisa fazer um bend no buraco número 5 aspirando para conseguir a escala menor de notas (a 6ª menor). Você pode ouvir essa posição em Drowsy Maggie em meu CD, onde eu usei uma gaita em G para toca em E menor. Perceba também como eu pudei para D maior nas duas músicas finais do meu set, em Merry Blacksmith e Crowleys Reel.

2) Menor, começando no buraco 1 aspirado, por exemplo, em E menor para a gaita em afinação Major Cross mostrada acima. Eu utilizo isso em “Dunmore Lassies” em meu CD, seguida por “Miss McLeod’s Reel”, em G. Sair de uma afinação em G para uma em E menor acontece frequentemente em sets irlandeses.

3) Maior, iniciando no buraco 4 aspirado, por exemplo, em D maior para a gaita mostrada acima. Eu utilizo essa posição para músicas modais, como Red Haired Boy (Jolly Beggarman), Salt Creek, e Goldrush. Essas músicas estão em A, então eu uso uma gaita reafinada em G.