Equipamento de Palco para Gaita de Boca

Formas Fáceis de conseguir um ótimo som com a gaita

Conseguir um ótimo som de gaita de boca no palco não é tão difícil (nem caro). Essa combinação simples de equipamentos para palco proporciona um som bom e limpo, através de um PA. O microfone se conecta a um pedal de atraso, e, em seguida, um pré-amplificador. A saída do pré-amplificador (o cabo verde) é então conectada a um PA, ou a uma caixa DI no palco.

All_equip

Shure(1)

O microfone é um Shure SM58 (mostrado acima), um microfone vocal comum, bastante usado por tocadores de gaita de boca.

Delay_pedal

Delay_pedal_end

Eu utilizo um pedal de atraso, como mostrado acima, para melhorar o som da gaita. Isso talvez seja o efeito mais importante pra tocadores de gaita, geralmente o único que você vai precisar. Eu utilizo um velho pedal de atraso da Ibanez, porém muitos outros fabricantes fazem pedais de atraso.

Essa foto mostra o final do pedal de atraso. A entrada pequena é para
um adaptador DC (não mostrado). É importante tem um equipamento de som
simples, fácil de montar, porque as bandas tem pouco tempo paa se
preparar no palco antes de tocar. Os outros três buracos são de
entrada, saída (com atraso), e saída sem atrasoEssa foto mostra o
final do pedal de atraso. A entrada pequena é para um adaptador DC
(não mostrado). É importante tem um equipamento de som simples, fácil
de montar, porque as bandas tem pouco tempo para se preparar no palco
antes de tocar. Os outros três buracos são de entrada, saída (com
atraso), e saída sem atraso

Delay_pedal_detail

Preamp

Essa imagem mostra a configuração que eu utilizo no pedal. É importante não usar muito atraso, para que o som de sua gaita não fique sujo. O modo switch, no canto inferior direito é configurado em 3. Essa é a configuração para músicas lentas. Para músicas mais rápidas, eu configuro o switch no modo 2, que proporciona um atraso menor.

O pedal de atraso se conecta ao pré-amplificador, mostrado acima. O pré-amplificador fornece um som melhor para a gaita, e também permite que você ajuste o seu volume no palco. Tome cuidado para não fazer alterações grandes de forma repentina, ou o técnico de som vai remover o seu som completamente.

Preamp_end

Preamp_details

Essa foto mostra as conexões do pré-amplificador. O pequeno buraco é para a energia elétrica. Existem dois conectores de entrada, para que você use ou um cabo de guitarra ou de microfone. Também existem dois conectores de saída.

Essa foto mostra a configuração do pré-amplificador. Nenhum dos botões está pressionados. A entrada está configurada em alto. Eu então ajusto o controle de saída para fornecer um nível de som adequado.

É assim que sai o som do pré-amplificador com o pedal de atraso desligado.

É assim que ele soa com um pequeno atraso (no switch em 2).

E, finalmente, esse é o som com atraso total, com o switch em 3. Nessa configuração, o atraso pequeno dura cerca de 150 mseg,o atraso longo dura cerca de 300 mseg.