Links sobre Gaita

Entradas para o Mundo da Gaita

Quando comecei a tocar, quase 30 anos atrás, a única forma de se adquirir conhecimento era comprando discos e indo a shows locais, esperando assistir a bons tocadores. Eu tive sorte de conhecer alguns grandes tocadores, que foram meus mentores e me mostraram como explorar o mundo da gaita. E também, a gravadora Chess relançou seus clássicos de blues da década de 50 naquela época. Eu pude comprá-los a preços incrivelmente baixos em promoções. My Little Walter, Sonny Boy Williamson II e os álbuns duplos de Howling Wolf são agora meus queridos (e muito usados) tesouros.

A internet abre o mundo da gaita para todos nós. Tornar-se um conhecedor da gaita é agora muito mais fácil. Abaixo estão links para tocadores de gaita e sites com recursos sobre o instrumento. Visite-os com atenção, absorvendo a sabedoria que eles contem.

Links de Tocadores

PT Gazell é de Nashville Tennesse, nos EUA. Seu estilo é mais baseado no country que no blues. Ele é um pioneiro na gaita de bluegrass e recentemente lançou um incrível CD de jazz.

Howard Levy, de Chicago, é considerado o mais avançado tocador de gaita no mundo. Siga o link e você vai entender porquê

Mark Hummel é considerado o maior dentre a atual geração de tocadores de blues norte-americanos.

Adam Gussow é um tocador de blues bastante conhecido que criou uma maravilhosa série de vídeos instrutivos sobre gaita no YouTube.

Brendan Power é provavelmente o mais conhecido tocador de gaita irlandês, devido ao seu álbum “New Irish Harmonica” e seu trabalho com o Riverdance. Porém, ele toca uma variedade de estilos, como o seu site bem indica. Ele usa afinações alteradas de forma extensive, o que permite uma incrível ornamentação de sua música irlandesa em gaitas cromáticas. Sua abordagem dos estilos irlandeses aparece em seu livro “Irish Music on the Blues Harp”, altamente recomendado.

Matyas Pribojszki é um maravilhoso tocador de gaita de boca húngaro que toca blues mesmo sendo do leste europeu.

Tom Ball é um artista e autor prolífico e muito conhecido por seu duo de longa data com Kenny Sultan. Ele produziu muitos livros de ensino de gaita de boca, incluindo o livro de Little Water/Big Walter.

Hazmat Modine é uma banda bastante diferente da cidade de Nova York, com tocadores de gaita maravilhosos.

Shtreiml são uma banda canadense, que conta com Jason Rosenblat na gaita. A banda é influenciada por música tradicional judaica.

Willi Burger é um tocador de gaita clássica cromática bastante conhecido. Ele faz turnês e grava álbuns constantemente. Visite seu site para ouvir trechos desse excelente músico.

Links para Sites sobre Gaita

Harmonica Brazil uma loja virtual especializada em instrumentos e equipamentos direcionados aos Harp profissionais e iniciantes

Homespun tapes oferece excelentes fontes de aprendizado de novas músicas. Em especial, o exercício de 4 horas de bluegrass de Steve Kaufman é uma fonte completa para aprender um repertório básico de músicas de bluegrass.

Band in a Box é o metrônomo para o século 21. Ele ajuda, principalmente, a desenvolver a técnica necessária para que um tocador iniciante junte-se a outros. Você pode você tocar como banda de apoio em qualquer velocidade (ou tom), em seguida, lentamente aumentar o ritmo ao ganhar familiaridade com uma nova canção. Eu utilizei esse software de forma extensiva para praticar e não tem como não recomendá-lo sempre.

Hohner Harmonicas: a empresa de gaitas de boca mais conhecida no mundo.

Seydel Harmonicas: produzidas na Alemanha desde 1847. Recentemente, a empresa passou por uma transformação, eles agora possuem uma excelente variedade de instrumentos de qualidade premium.

Hering Harmonicas

Tocadores de Gaita Brasileiros

Existem muitos tocadores de gaita maravilhosos no Brasil. Aqui estão alguns deles.

Big Chico

Rodrigo Eberienos

Jefferson Gonclaves

Flavio Guimaraes

Alexander Rossi

Ale Ravanello

Johnny Rover

Little Will

Milton Guedes

Pablo Fagundes

Roberto Moraes