Manutenção de Gaita de Boca – Consertando Problemas Comuns da Gaita de Boca

Como todos os instrumentos musicais, a gaita de boca ocasionalmente possui problemas que precisam de manutenção. Consertar problemas de gaita (pelo menos a maioria deles) está ao alcance de todos os tocadores, com uma pequena orientação.

Nota de gaita bloqueada: Se uma nota que funcionava agora não produz som, algo deve estar peso no caniço. Isso geralmente acontece pelo excesso de umidade de sua boca. Bata a gaita firmemente na palma de sua mão e depois inspire e expire rapidamente na nota bloqueada. Isso geralmente remove o excesso de umidade e resolve o problema.

Se a nota continuar bloqueada, então algo sólido está preso no caniço. Geralmente algum pelo ou cabelo. Pegue um palito de dentes de madeira e coloque-o no buraco com a nota bloqueada e empurre com cuidado. Lembre-se que os caniços de sopro são os que você enxerga quando olha dentro do buraco da gaita.

Se ainda assim a nota estiver bloqueada, retire as placas exteriores da gaita, soltando os parafusos em cada extremidade. Quando as placas forem removidas, coloque os parafusos dentro de uma delas. Depois inspecione o caniço que não está produzindo som, você deve conseguir enxergar o que está preso. Pressione o caniço com cuidado, utilizando um palito de dentes, o que fica bem mais fácil sem as placas. O objeto preso no caniço deve cair, resolvendo o problema.

Não consegue produzir som na nota aspirada do buraco 2: Se você nunca conseguiu uma nota clara do buraco 2 aspirado, não desanime. A maioria dos iniciantes tem problemas com essa nota. Instruções detalhadas de como conseguir a nota do buraco 2 aspirada estão aqui. O problema quase que com certeza está em sua técnica, e não na gaita. Seja paciente, continue praticando e você vai obter sucesso.

As notas de gaita só funcionam com uma leve pressão de respiração: Esse problema geralmente acontece com notas sopradas, e acontecem quando o “espaço” entre a ponta do caniço e a placa do caniço é pequeno demais. Para aumentar esse espaço (e resolver o problema) remova a capa exterior, peque um palito de dentes e empurre gentilmente no meio do caniço, afastando-o da placa. Lembre-se que os caniços de sopro estão dentro do buraco e os de aspiração estão fora. Empurre o caniço para fora cinco vezes. Agora segue a gaita pelas placas externas da gaita (não se preocupe em parafusar agora) e sopre (ou aspire) com força no caniço. Se a nota continuar bloqueada com uma forte pressão de respiração, retira o processo. O espaço só precisa aumentar um pouco para que o problema seja resolvido. Cuidado para não forçar demais o caniço, ou você pode danificá-lo.

Uma nota da gaita soa mal: Se uma das notas de seu instrumento de repente começar a soar mal, então provavelmente ela está ruim. Gaitas não duram para sempre. Eventualmente um dos caniços pode desenvolver uma pequena rachadura, a nota fica mais baixa, o instrumento vai ter um som esquisito, como resultado. Se tocada regularmente, uma gaita de boca deve durar entre 6 meses a um ano até que isso aconteça. Infelizmente, uma vez que isso acontecer a sua gaita estará quebrada e você deve substituí-la. É possível substituir um caniço quebrado, porém essa tarefa é para um técnico habilidoso. O custo para substituir um caniço quebrado por um novo geralmente supera o de trocar de instrumento. Bases de Músicas de Blues Grátis A melhor forma de aprender a tocar blues é com uma banda. Porém, a maioria das bandas não aceita músicos inexperientes, o que torna difícil fazer o músico começar. Bases de música são a resposta. Elas permitem uma prática realista individualmente, deixando tocadores prontos para performances em palco mesmo antes de terem subido em um.