Problemas do Segundo Buraco

Não é a Gaita, é Você…

A maioria dos iniciantes tem dificuldade para tocar a nota do segundo buraco aspirando na gaita de boca. Alguns acreditam que o problema esteja no instrumento. Esse quase nunca é o caso. O problema é a sua técnica. A boa notícia é que você vai dominar o segundo buraco aspirando, com prática e um pouco de auxílio. É a nota mais poderosa na gaita.

Primeiro, por que o problema com esse buraco e não com os outros? O motivo é a maior diferença entre soprar o segundo buraco e aspirá-lo, se compararmos com os outros buracos (por exemplo, 1, 4, 5, 6). Isso faz com que muitos iniciantes façam um bend nessa nota, sem querer. Mais tarde você vai aprender a fazer esse bend, mas agora o foco é tocar a nota com clareza.

Para conseguir uma boa execução da nota aspirada do buraco 2 você precisa do formato da boca correto, chamado de “embocadura”. Por hora vamos usar o biquinho ou método do lábio franzido para conseguir essa nota. Abaixe um pouco o seu maxilar, relaxe seus lábios, empurre a gaita contra a sua boca mais do que você tem feito. Agora tente tocar a nota do buraco 2 aspirada. Melhorou?

Experimente o mesmo exercício de novo, dessa vez de frente para um espelho. Tire a gaita de boca dos seus lábios e olhe para o formato de sua boca. Ela deve ficar como a figura abaixo:

Harmonica_mouth_200_113

Perceba que o buraco feito pelos lábios é grande. Agora olhe para o buraco da gaita. Se você incluir os cantos de madeira (ou plástico) do buraco, você verá que eles são mais ou menos do tamanho da imagem. Esse buraco maior com os seus lábios permite que você fale a nota de aspiração no buraco 2 com mais facilidade.

A nota aspirada do buraco 2 também vai soar melhor com uma corrente de ar mais forte. Tente aspirar de modo que o ar encha o seu peito. Faça isso diversas vezes e lembre-se desse detalhe. Você não deve respirar desse modo quando tocar. Agora experimente respirar mais profundamente, preenchendo a parte superior de sua barriga, na altura do estomago. Mantenha a sua coluna reta e os ombros no lugar e relaxados. Repita essa respiração profunda muitas vezes. Agora coloque a gaita de novo em sua boca, com o formato dos lábios como descrito cima, e tente outra nota aspirada no buraco 2 com uma longa e profunda respiração. E aí, melhorou?

Você pode notar que a nota aspirada no buraco 2 pode estar ainda fazendo um pouco de bend. Para uma nota mais limpa, sem o bend, é importante que a sua língua fique na parte de baixo de sua boca, reta. Coloque a ponta da língua nos seus dentes de baixo e relaxe a língua completamente, para que ela fique numa posição reta e chata. Agora tente tocar a nota aspirada no segundo buraco outra vez, com a língua nessa posição e a respiração profunda descrita acima.

A combinação de lábios relaxados com a gaita mais bem encaixada em sua boca, respiração profunda até a parte superior da barriga, na altura do estomago, juntamente com a língua relaxada e em posição plana em sua boca, deve ajudar muito com essa nota de aspiração no buraco 2. Pratique esses três aspectos por 15 minutos todos os dias durante uma semana. O resultado deve ser uma nota muito melhor e mais clara.

E ainda, Adam Gussow tem um vídeo excelente no Youtube para ajudar a tocar melhor a nota aspirada do buraco 2.

Por fim, uma grande sugestão do holandês mestre na gaita, professor e customizador de gaita de boca Ben Bouman.

“…É isso o que eu digo aos meus alunos que estão tendo problema com essa nota aspirada no buraco 2.

Sente-se em seu sofá, incline a cabeça para trás e a apóie no encosto do sofá. Abra e relaxe sua garganta. Agora toque a nota aspirada no segundo buraco, não muito alto!

Quando você conseguir uma nota bem tocada, incline sua cabeça para frente e tente sentir o que acontece com a sua garganta quando você não consegue mais tocar a nota claramente.

Isso funciona para quase todo mundo, então espero que funcione para você também.